12/11/2004

DHOOM MECHALA

Corrijam-me se estiver enganado, mas acho que ainda nao falei do grande hit musical do momento: Dhoom Mechala. Desde que cheguei ha India (pouco mais de um mes!) que esta musica esta por todo o lado. Faz parte da banda sonora de um filme de accao, com muitas motas e assaltos e explosoes; e ouve-se por todo o lado, na rua, nos riquexos, cyber-cafes, restaurantes e obviamente passa duas ou tres vezes por noite em cada discoteca e em todas as festas, seja em Bombaim ou na aldeia mais remota do Rajastao... confesso que ate ja sonhei com o Dhoom Mechala. Eh daquelas cancoes que entram por um ouvido... e primeiro que saiam pelo outro, eh um drama. Ficam dias inteiros bem vincadas naquela massa cinzenta que temos entre as orelhas, ja ouviram falar? O cerebro, isso mesmo.

Mas afinal, o que tem a ver um filme sobre motas (mau, por sinal) com o meu passeio por grutas, mosteiros budistas e lagos criados por meteoritos, entre outras paisagens?

Passo a explicar:

Depois daquela primeira introducao a Aurangabad e ao mini Taj-Mahal, embarquei numa aventura que tao cedo nao esqueco: estive cinco dias a viajar de mota com um indiano pelo estado de Maharastra. Por estradas de alcatrao, buracos e lombas; por caminhos de terra, lama e pedras. Visitei as espectaculares grutas de Ajanta com os seus mosteiros budistas; as Indiana-jonescas grutas de Ellora, ao nivel de lugares tao imperdiveis como Angkor Wat (Cambodja), Borobudur (Indonesia) e afins; e ainda um lugar chamado Lonar, onde ha 5 mil anos caiu um meteorito, formando a terceira maior cratera deste genero no mundo, e onde hoje se pode ver um lago e uma paisagem de cortar a respiracao. E o melhor de tudo:P nao vem nos guias - ou seja, quase ninguem sabe deste lugar, eu era o unico turista num dos tres hoteis la do sitio.

Mas antes e depois do passeio, Faradpur - uma aldeola no meio do nada, com zero coisas de interesse para fazer, mas onde acabei por conhecer um grupo que vai provavelmente ficar para sempre: alem do tal indiano que me levou a passear, o seu irmao e o melhor amigo; e tambem a familia e a vizinhanca. Ate ja temos combinadas novas farras em Goa e, imagine-se, Damao! Sim, aquele cantinho que, juntamente com Diu, eh constantemente esquecido. Mas tambem estes lugares eram portugueses, e para me certificar disso mesmo la estarei em janeiro, se Deus quiser.

E ja que falo em Deus, uma curiosidade: estes novos amigos indianos sao todos muculmanos, e como estamos em pleno Ramadao, alguns estavam a jejuar. Era sempre uma festa quando chegava as seis da tarde e eles voltavam da mesquita, iamos todos jantar fora ou a casa de alguem, sempre tres ou quatro na mesma mota, a boa maneira indiana. E eu, esta-se mesmo a ver, radiante com esta "imersao cultural", ahahah. So pela piada ate fui ao barbeiro la da terra, no meio de uma tempestade de trovoada, vento e chuva. Nao o deixei cortar barba nem cabelo; mas fiz umas massagens no couro cabeludo, mais um tratamento qualquer a cara... and last but not least, por um dia ate aderi a moda do oleo de coco no cabelo.... Aaarghhh!!!! (percebem a onomatopeia, espero)

Ainda tive oportunidade de assistir, numa sala a cair de podre, a um novo filme de Bollywood; apesar de, so meia hora depois de estarmos na sala, termos percebido que estavamos a ver o filme errado. Mas era um bom filme, daqueles dramalhoes a boa maneira de Bombaim, com muitas lagrimas e musica e olhares e gestos e efeitos sonoros e mil-cores e herois e viloes e donzelas em perigo. (falta-me o folego!) Foram quase tres horas de sangue e lagrimas, e o filme chama-se qualquer coisa tipo "Este era o teu nome" - so pode ser um sucesso. Mas a grande estreia do Diwali eh, sem duvida, o Veer-Zaara (esse era o filme que nos julgavamos que iamos ver, asm estavamos a sessao errada). Uma grande producao, realizado por um dos maiores nomes do cinema-masala, com Sharuk Khan e alguns dos melhores actores de Bombaim... ate ha quem fale de Oscares e coisas do genero. A ver vamos.

Hoje eh o Diwali, ha muito que fazer. Ha uma semana que nao se ouve outra coisa senao bombas e estalinhos e foguetes; ha uma semana que se acendem gradualmente, por toda a India, luzes natalicias, candeeiros em forma de estrela, baloes de Santo Antonio e velas - velas por todo o lado! Penduram-se flores nos carros e nas portas das casas. Compra-se roupa nova, joga-se as cartas, visitam-se os amigos. E se ontem as ruas pareciam estar ao rubro por toda a India, hoje vai ser em grande. So enquanto escrevi este paragrafo rebentaram, na rua em frente, sete bombas (tipo Carnaval) - e muito mais se espera para esta noite de Diwali, o Festival da Luz.

Amanha conto mais qualquer coisa (la vai outro foguete)!

Sem comentários: