14/12/2004

A CRÓNICA DO KARNATAKA

E depois de Goa: Hampi.

Confesso que não fazia parte dos meus planos iniciais, vir agora a Hampi - estava a guardar esta volta para quando a Joana e a Assunção viessem a Goa, no fim do mês. Mas afinal elas têm ainda menos tempo que o previsto, por isso devemos ficar só por Bombaim e pela antiga colónia portuguesa - o que já não é nada mau, acreditem.

Ir a Hampi implicava pelo menos dois dias e três noites, no mínimo... por isso decidi aventurar-me agora, e não me arrependo nada.

Hampi é aquele tipo de lugares que... é obrigatório. Pronto, já disse.

E com isto não devia ser preciso dizer mais nada, mas deixem-me explicar melhor o que é Hampi.

Hampi é uma antiga capital de um império qualquer, não me perguntem agora o nome porque não me lembro - mas só para terem uma ideia do fausto que a dada altura se viveu, contam os antigos que há uns quinhentos anos chovia ouro por lá. As ruas da cidade eram decoradas com diamantes, rubis e outras pedras, e o rei de vez em quando tinha a mania de oferecer ao povo o seu peso em ouro. Claro que depois de muitas guerras e saques e séculos de abandono, resta pedra e pouco mais. Mas que ruinas!!! São quilómetros e quilómetros (e quilómetros!) de templos e monumentos, uns em bom estado e outros mais degradados; e estátuas, aquedutos e todo o tipo de intervenção na paisagem que se pode esperar de uma "cidade perdida", incluindo uma espécie de praca que é o exlibris de Hampi, onde está uma enorme carruagem de Vishnu, em pedra, mais um pavilhão onde as colunas fazem música, quando se bate nelas - e que aparece em tudo o que é postais. Dizem os guias que o rei Não-Sei-Quantos ficou de tal forma impressionado com esta praça que a considerou bonita demais até para um rei, e por isso mudou-se para outro palácio, por não se considerar digno de viver ali.

Estou a viajar pelo Karnataka, portanto.

Depois de dois dias a passear numa mota alugada pelas ruínas de Hampi; depois de uma breve passagem por Hospet e algumas aventuras de riquexó; estou finalmente em Bangalore, capital do estado e uma cidade muito ao estilo europeu, nem parece que estou na India. Relativamente limpa, cheia de jardins e parques e avenidas enormes, centros comerciais e lojas... enfim, estou aqui há sete ou oito horas, já me fartei de passear e estou quase de partida outra vez, apetece-me qualquer coisa mais calma.

Vou hoje à tarde para Mysore, dizem que é um espectáculo bonito de se ver, uma espécie de Sintra daqui da zona - a ver vamos.

3 comentários:

Anónimo disse...

Fotos!!!!! Também queremos as fotos!!!!

Anónimo disse...

Faço minhas as palavras do anónimo anterior. Queremos as fotos de Hampi, Bangalore e Mysore.
Bjs tia Minan

Anónimo disse...

Sim, as fotos; onde estão as fotos?
Queremos as fotos!
Queremos as fotos!
Queremos as fotos!

Bjs.
carmo Guimarães