10/12/2004

OSHO

O Osho Ashram, em Pune, é um dos ashrams mais famosos da Índia. Passei lá no outro dia, só para dar uma vista de olhos, e confesso que já ia de pé atrás quando entrei... e muito mais, quando saí. Este ashram, como tantos outros, é um lugar para onde as pessoas vão para praticarem meditação, onde podem fazer uma espécie de retiro, provavelmente conhecerem-se um pouco mais.

Mas uma das principais diferenças do Osho para outros ashrams é que o guru defende que não é preciso muito esforco e dedicação para este tipo de retiro... ou seja, este é um lugar onde, além da parte mais espiritual, os "hóspedes" podem usufruir de ténis, jacuzzi, sauna, biblioteca, etc - tudo num lugar onde a arquitectura completa o luxo, a preços nada compatíveis com um suposto desinteresse pelo dinheiro, que o senhor Osho tanto apregoava.

Um spa espiritual, portanto.

Os "hóspedes" passeiam-se por Pune vestidos numas túnicas cor-de-vinho, falando sobre os seus encontros com a verdade e as energias superiores que emanam, e dentro do ashram vêem-se pessoas a dançar e a meditar - e há quem se entusiasme pela espécie de política de sexo livre, o que pode explicar em parte o sucesso do lugar. Para lá ficar em "retiro" é obrigatório fazer um teste de HIV, além de disponibilizar uma boa quantia de "ouro" do tesouro pessoal.

Mas há mais: comprei um livrinho do senhor, só para ficar a conhecer melhor as suas teorias... ainda só li trinta páginas e tem sido um fartote, apesar de algumas partes bem interessantes. Diz o guru que quem come pastilha elástica tem instintos homicidas, que é um assassino em potência; e diz também que a escola é má para as crianças e todos os professores têm um complexo de tirania; diz ainda que pior do que comer pastilha elástica é fumar, beber ou comer... e falar. Aliás: falar é das piores coisas que podemos fazer, e por várias vezes durante o livro ele aconselha vivamente toda a gente a calar-se.

Claro que no meio de tanta reflexão, há partes bastante interessantes. Quem sou eu para contrariar um guru. Mas a verdade é que o que me devia levar a uma reflexão sobre a vida e a minha maneira de estar e ser... está, afinal, a revelar-se uma comédia.

Outro pormenor: antes de visitar o ashram, tive de ver um video sobre o Osho e as suas técnicas e ideias. Entre imagens de passarinhos a voar, rios a correr e borboletas no ar, o senhor ia aparecendo (parece o Bin Laden, acreditem no que vos digo) e lá ia partilhando algumas ideias e verdades. Umas mais fantasiosas, outras bem profundas e verdadeiras. Mas onde eu quero chegar é a este pormenor: durante o video, o guru troca três vezes de relógio, e cada um tem mais diamantes e ouro que o anterior. Enfim: luxos de guru!

1 comentário:

Anónimo disse...

Está de olho nele, que pode ser o Bin. Ainda ficas rico! Há um prémio para quem indicar o local onde está escondido.
tia Minan