08/02/2005

Cha!

Muito cha! Cha por todo o lado! Plantacoes ate onde a vista alcanca, sacos de cha nas prateleiras de todas as lojas, todo o tipo de cha. Cha de chocolate, cha de especiarias, cha preto, cha de laranja, eh so escolher.
.
Estou em Coonoor, uma terrinha no meio das montanhas de Nilgiris. Depois de Hyderabad fui para Ooty, onde fiquei dois dias. Muito frio e muita gente, era sabado e os indianos adooooram passear aos fins-de-semana. Ou seja, confesso que apesar de ser um sitio muito giro, fiquei um bocado desiludido. Passeei um bocado, fui ver o Jardim Botanico e pouco mais. No Domingo ah tarde so queria um pouco de paz e enfiei-me num "toy train" que me trouxe a Coonoor.
.
A viagem em si foi qualquer coisa. Sao dezoito quilometros entre Ooty e Coonoor, o comboio la vai a serpentear pelas montanhas, vistas fabulosas... e demora uma hora! Isso mesmo, leram bem: uma hora para fazer dezoito quilometros! Mas como ja disse a paisagem eh um espectaculo, e o comboio em si tambem eh muito giro... mas o que tornou esta viagem inesqueciver foi o "momento Bollywood" - durante os sessenta minutos de viagem, todos os passageiros da minha carruagem deram o seu melhor numa especie de Festival da Cancao Homens-Contra-Mulheres. Parecia um filme de Bollywood. Primeiro foram os rapazes de um grupo de estudantes que comecou com a cantaria. As raparigas resolveram responder ao desafio e num instante estava toda a gente a cantar, eles alternando com elas, com apitos e assobios pelo meio, muitas palmas e batidas nos bancos, toda a gente a dancar, e eu a rir e tambem a bater palmas, mas infelizmente nao pude acompanhar com a musica, porque era quase sempre num dialecto aqui da zona.
.
Cheguei a Coonoor e estava um nevoeiro intenso. Nada que me surpreendesse, ja tinha ouvido falar que esta zona era conhecida pela alcunha "Escocia da India", por causa do tempo. Instalei-me numa casa colonial com 150 anos (um espectaculo!), e na primeira noite ia morrendo de frio... mas quando acordei...
.
Ontei acordei ao som de uma oracao muculmana, numa mesquita aqui ao pe. Confesso que estava ah espera do nevoeiro e do frio, e qual nao foi a minha surpresa quando abri a janela e vi o ceu mais azul que o FC Porto. Fiz a minha breve sessao de yoga matinal (pois eh, tinha-me esquecido de contar que um dos meus amigos de Mandu me ensinou alguns exercicios de yoga) e depois de um pequeno almoco a ouvir historias de uns franceses que estao na India ha "bues", la fui para uma caminhada.
.
Ha muito tempo que nao me acontecia uma coisa assim: a maquina fotografica nao teve descanso o dia todo. Nem a maquina nem os meus pes, mas isso eh outra historia. Quanto ah maquina, eu estava de tal maneira fascinado com a paisagem que nao conseguia resistir a tirar mais e mais fotografias. Uma seca, porque sao so paisagens e ja sei que depois nao tem piada nenhuma. Ontem ah noite apaguei algumas, porque era um bocado repetitivo: plantacoes de cha ate enjoar, montanhas ao longe, ceu azul... mas que sonho de lugar, quem diria. No meio do lixo e caos que eh este pais, encontrar um sitio assim... Mas voltando ao passeio: os meus pes. Amigos, perdi a cabeca como as vezes eh meu costume. Resolvi nao me meter no autocarro para apreciar melhor a vista e o passeio... e acabei por fazer cerca de vinte quilometros a pe. Claro que hoje os pes e as pernas nao param de reclamar, mas ontem soube taaaaao bem. A estrada entre as plantacoes eh um sonho; e o silencio em redor eh qualquer coisa que so sabe dar valor quem esta na India ha tanto tempo - porque na India eh muuuuito complicado encontrar um sitio assim tao calmo, acreditem.
.
Hoje fui visitar uma plantacao de cha, ja comprei alguns sacos de cha de chocolate e cha de masala (uma mistura de 18 especiarias). So que a manha de hoje foi passada na companhia de uma velhota francesa que esta la no meu hotel e que se colou para vir passear comigo. Acabou por ser uma experiencia interessante, foi so rir porque nunca vi ninnguem tao refilao quanto ela. Ja no hotel tinha reparado, a senhora esta sempre a mandar vir por tudo e por nada, e hoje nos riquexos e na plantacao eu so virava a cara e ria-me ah socapa, porque coitados dos indianos tinham de a aturar com uma pachorra de santos. Mas foi giro, e ela tinha umas historias bem maradas, desde ter sido hospedeira da Air France no Vietname (antes da guerra!) ate estar a trocar cartas com o primeiro ministro indiano, com quem tem uma entrevista marcada para falarem do problema da tsunami. Ela eh geo-qualquer-coisa e quer ajudar na reconstrucao de algumas zonas afectadas, mas anda em pulgas porque a ministra aqui do Tamil Nadu eh uma antiga bailarina e nao sabe lidar com a situacao. Este pais eh lindo! Ah, e o primeiro ministro ontem caiu e partiu um ombro, e ela esta preocupadissima com o senhor, eh eh.
.
Nota final: parabens ao Tiago Monteiro! No outro dia estava a ver televisao e pareceu-me ouvir o nome dele, mas so hoje eh que confirmei que temos mais um piloto tuga na Formula 1. E para tornar a coisa ainda melhor, o seu companheiro de equipa eh um indiano (o primeiro indiano na Formula 1!). Este ano, como podem calcular, estou a vibrar pela Jordan!

Sem comentários: