16/02/2005

Estou... maravilhado!

O povo diz em Kerala que Deus mora aqui - eu nao me admirava nada se fosse verdade. Se nao mora, pelo menos vem ca de vez em quando, talvez passar umas ferias, se calhar aos fins-de-semana.
.
Ja tinha ouvido falar - e bem - desta parte da India. Mas vir aqui e ver com os meus proprios olhos... as paisagens sao qualquer coisa de extraordinario! E agora nem interessa saber sobre o povo, a comida, a cultura e a historia: a primeira coisa que salta ah vista no Kerala (e eh a grande atraccao para os milhares de turistas) eh a natureza. Palmeiras e agua... e pouco mais. Um verdadeiro "regalo para a vista".
.
Entrei no Kerala pela extremidade sul da India. Fiquei em Trivandrum, a capital, mas era segunda-feira e as poucas coisas de jeito para ver (um palacio e um parque natural com museus e galerias de arte) estavam fechadas. Fui para a praia, portanto. E ja estava a precisar - isto de viajar muito tempo sem ver areia e mar ate faz mal. Passei um dia (optimo!) numa praia chamada Varkala, ainda muito calma, mas ja da para ver que daqui a uns anos nao se pode com as enchentes de turistas... enfim, um passeio de comboio inesquecivel, uma tarde relaxante de sol e mar... nao podia pedir mais.
.
De volta a Trivandrum, mas so para passar a noite. Na manha seguinte voltei a enfiar-me num comboio e la fui com um grupo de estudantes ah conversa, ja queriam que eu trouxesse uma das meninas para Portugal (bem gira, por sinal). Mas chegados a Kollam, eles tinham as aulas e eu... bem, eu tinha uma especie de cruzeiro ah minha espera! E que cruzeiro.
.
Um dia inteiro para fazer 80km, em direccao ao norte, nos chamados "backwaters de Kerala". Os backwaters sao uma especie de labirintos de agua... terra adentro. Canais, rios e lagos (tudo natural!) rodeados de palmeiras por todo o lado, casas onde os locais fazem a sua vida, escolas, igrejas... enfim, toda uma sociedade espalhada ao longo de quilometros e quilometros desta paisagem idilica.
.
Cheguei a Allepey ao fim do dia. Tinham-me dito que Allepey era o sitio onde o Vasco da Gama "aterrou" ha quinhentos anos... mas em Allepey disseram-me que nao era la, mas 200km mais para Norte. Enfim, opinioes. O que interessa mesmo eh que o senhor, ao chegar ah India, encontrou ISTO. Nao admira que estivessemos ha tanto tempo a tentar ca chegar.
.
O Kerala esta cheio de referencias aos portugueses. Nao imaginava que fora de Goa a nossa cultura e influencia na India pudesse ser tao forte, mas a verdade eh que por todo o lado se veem nomes portugueses (nao tanto como em Goa, claro), igrejas, pratos com "portuguese" no nome e... o melhor de tudo... senhores e senhoras... meus amigos... esperem um momento que eu ja revelo o que me esta aqui a encher o peito de orgulho.
.
Voltando a Allepey: mais uns passeios pelas backwaters, mas desta vez numa versao mais indiana e sem turistas ah volta; e depois Cochim, onde o tuga esta mesmo por todo o lado. Por exemplo, a primeira igreja a ser edificada na India (por quem, por quem?) esta aqui. No ano do Senhor de 1505, amigos... nos mesmos!
.
Mas o melhor deixei para o final. Sim, o tal pormenor que me esta a deixar inchadinho de orgulho. Nada de especial, um pormenor apenas, mas hoje vou dormir na mesma casa onde o Vasco da Gama passou o seu ultimo Natal, antes de morrer aqui em Cochim, em 1524. So isso!

Sem comentários: