23/02/2005

REGRESSO A GOA, COM SAUDADES DE COCHIM

A casa onde fiquei a dormir em Cochim era mesmo a casa do Vasco da Gama.

Quando escrevi o último post, estava convencido que o senhor tinha apenas lá passado o seu último Natal - mas quando me informei melhor, fiquei a saber que viveu aí durante o tempo que esteve em Cochim... e que foi exactamente esse o lugar onde faleceu, em 1524.
 
Cochim foi uma surpresa muuuito agradável.

Não tem nada a ver com o resto das cidades indianas. Respira-se uma atmosfera que nos transporta no tempo, para a Índia das especiarias, aquela de tempos antigos que normalmente gostamos de imaginar. Casas coloniais muito engraçadas, ou não tivesse a cidade sido um bastião português durante mais de duzentos anos. Depois vieram os holandeses, também por dois séculos; e finalmente os ingleses. Ou seja, andar pelas ruas da cidade antiga é uma expêriencia fabulosa: arquitectura norte-europeia à mistura com igrejas portuguesas, redes de pesca chinesas, sinagogas e os omnipresentes riquexós a passar a alta velocidade; mais o som das mesquitas ao longe, o cheiro de pimenta no ar.
 
Estou de volta a Goa, portanto.

A verdade é que poderia ter-me demorado mais no Kerala, mas optei por vir pra-cima e relaxar uma semaninha neste bocadinho de Índia de que tanto gosto. Lá para o final da semana vou a Panjim conversar com aquele senhor que me deu meia-enciclopédia, a ver se desta vez levo o resto para Portugal, quando voltar.

E mais não conto - estou estafado e apetece-me um bocadinho de mar.

2 comentários:

Anónimo disse...

Um comentário de um desconhecido:

Não sei bem como vim parar ao teu blog, mas foi um prazer. Enquanto português que também passa umas temporadas na Índia, disse-me muito. E queria perguntar: qual é a tal casa do Vasco da Gama? É que devo ir em breve a Cochim e confesso que a ideia de lá ficar me agradaria...

Um abraço,

Hugo (hugocardoso@hotmail.com)

Anónimo disse...

hello,
pela tua descriçao ficamos com a sensaçao que vais acabar por te render a todos esses encantos, enamorar-te por uma Indiana, colocar estratègicamente uma pinta na testa e ficar por aì....
Queriamos pedir-te para resistires a tudo isso e voltares com uma alma renovada e cheio de històrias para nos encantar quiçà num delìrio cromàtico.
beijinhos e resto de uma boa viagem
M&I