13/02/2005

Tollywood?!

Ladies and gentlemen... meus amigos, apresento-vos... Tollywood!
.
Estes indianos sao completamente loucos. A obsessao nacional por cinema ja tinha sido amplamente descrita e ilustrada aqui no blog, mas agora entramos noutro nivel. Bollywood - Hollywood de Bombaim - esta a milhares de quilometros de distancia. Noutro estado, o que na India eh quase noutro mundo. Desde que estive em Hyderabad que comecei a saber um pouco mais do que eh Tollywood. Ja tinha ouvido falar do fenomeno, mas pouco; em Bombaim ninguem quer saber do cinema feito no resto do pais. E se em toda a India o Shah Rhuk Khan, Amithab Bachan e Kareena Kapoor (entre outros) sao quase deuses, em Bombaim nem ha espaco para ver o que passa no Sul... onde a industria cinematografica esta muito bem e recomenda-se.
.
Tollywood, portanto! Ou, por outras palavras, o cinema falado em tamil ou em telugu (dos estados Tamil Nadu e Andhra Pradesh, respectivamente). No fundo, uma versao mais tradicional de Bollywood. Filmes onde o Sul da India eh muito melhor retratado. As estrelas, em vez de quase-europeus, sao tao escuros como o mais normal dos indianos. Ainda usam e abusam dos bigodes, sao mais pirosos que as estrelas "europeizadas" de Bombaim, usam panos ah volta da cintura, pintam a cara... enfim, India pura e dura.
.
Em Hyderabad falaram-me do assunto, li algumas coisas nos jornais e vi partes de filmes na televisao. Em Ooty e Coonoor estava hipnotizado pela paisagem, nem quis saber do cinema. Mas em Tanjore... senhoras e senhores, fui ao cinema! Tinha conhecido um gajo de Hyderabad que foi jogador profissional de criquete e ja tinha viajado meio mundo a jogar. Estava em Tanjore com um tio, que tinha vindo em negocios, e eu estive dois dias a passear com eles. Na quinta-feira la fui ao cinema com o Bobby, o tio e a advogada do tio... e que experiencia!
.
Nao que seja muito diferente de Bollywood, mas eh mais intenso... mais indiano! Musicas espectaculares, alguns efeitos manhosos, tiques muita loucos de realizador indiano (so eles eh que sabem!), lagrimas e muito drama, e muita porrada! Que espectaculo de filme!
.
E agora ja estou em Madurai, ainda mais para sul, eh a chamada "Cidade dos Templos"... e eu ja percebi porque. Nao so pela quantidade, mas pela dimensao e pela atencao ao pormenor. Templos de nove andares literalmente cobertos de estatuas, todas pintadas ao mais infimo pormenor... eu sei que passo a vida a prometer as fotografias... mas acreditem que eh complicado encontrar sitios que me deixem usar os CDs... a serio, assim que puder mando algumas fotos, entretanto procurem na net, vao gostar.
.
Segue-se o Kerala, onde alem de toda a riqueza de patrimonio e paisagem... tambem ha uma industria de cinema local: Kollywood. Isso mesmo, nao estou a brincar! A ver vamos se consigo ver algum filme, eheh. Ah! E quanto ao filme que fui ver em Tanjore chama-se Tirupachi e o heroi eh a grande estrela do Tamil Nadu, Vijay. Um puto que fez oito filmes, todos "super-hit". Ou seja, ja subiu no escalao divino, em vez de "superstar" ja eh uma "megastar" - pelo menos foi o que me garantiram os meus amigos de Hyderabad.
.
E para quem sabe do que estou a falar... o Kamal Hassan comecou aqui a sua carreira, antes de seguir para Bollywood. Estive a ver alguns filmes do principio de carreira, o senhor eh um gala! E hoje em dia eh um autentico deus no Tamil Nadu.

Sem comentários: