18/11/2009

HÁ MALES QUE VÊM POR BEM?



Voltei ontem a Hanoi.

Estafado e feliz, com o coração cheio, com um sorriso de adolescente depois do primeiro beijo. Estafado: depois de 19 dias intensos de viagem pela Indochina, com o primeiro grupo nomad. Feliz: a transbordar de aventuras, fotografias, gargalhadas e peripécias.

Cheguei a Hanoi e, depois de umas férias de facebook, apetecia-me partilhar imagens e pensamentos. Queria mostrar as fotos da destruição causada pelo furacão Mirinae, fomos apanhados bem no centro do caos. Queria explicar a que sabe aranha frita, ou um ovo cozido que não tem gema nem pintainho, mas qualquer coisa "in between". Queria postar as fotos das noites loucas de Saigão e de Vang Vieng. Tanta coisa. Qual não foi a minha surpresa/frustração quando, ao não conseguir aceder ao facebook, faço um search no google e descubro que, há mais ou menos uma semana, o site foi censurado no Vietname.

Bloqueado.

Interdito.

Cen-su-ra-do, com todas as sílabas.

E não me venham com histórias de "fechado para balanço", "voltamos já" e outras desculpas tão ou mais ridículas. A verdade é que, ao que parece, a liberdade de expressão – prevista na Constituição vietnamita – não é propriamente o direito mais respeitado pelas autoridades do país.

Claro que os responsáveis negam responsabilidades, nada disto é oficial… mas ninguém consegue aceder ao site. É um facto. Para mais sobre este assunto, podem ler:

http://www.allfacebook.com/2009/11/vietnam-possibly-blocking-facebook/

e

http://www.independent.co.uk/life-style/gadgets-and-tech/news/goodbye-vietnam--facebook-faces-blackout-1822740.html

entre muitos outros sites. A história não é propriamente secreta.

Assim sendo: há que improvisar. Vou despachar-me e acabar este texto, enquanto não desligam a internet de vez, e já agora a imprensa escrita, a televisão e a rádio. Desculpem o tom de indignação… mas estou mesmo indignado.

E já que falamos de Hanoi: a temperatura desceu. Ontem à noite fui buscar o edredon ao armário, hoje não despi a camisola o dia todo. Dezassete de máxima, mas diz que vai aquecer.

E enquanto não aquece, vou dar uma reviravolta a este blog. Já não actualizava isto há muito tempo. Há muuuuuuito tempo.

Há males que vêm por bem? Pode ser que sim: com o facebook cancelado, sinto um novo entusiasmo com o fuidarumavolta. Já tenho algumas coisas na manga... e prometo que vou actualizar isto com a regularidade de outros tempos. :)

4 comentários:

João Almeida disse...

Acho muito estranho, nunca tive problemas em usar o FB no Vietnam, até actualizei fotos quando estava lá.

http://www.facebook.com/album.php?aid=104878&id=731116104&l=e48d35c4aa (shameless self-promotion ;) )

vera disse...

Felizmente não dependes do facebook para comunicar com o mundo, e o blog é sempre mais creativo completo e personalizado. A mim não me chateia nada. Manda mas é os teus textos lindos e fotos de babar para a malta continuar a sonhar...

Jorge disse...

Eu tb nao tinha, ate esta semana. Eh uma coisa recente. Ainda ha um mes estive ca e podia-se usar normalmente. Mas desde o dia 11 que comecou a haver interrupcoes, e depois do dia 16 ninguem consegue entrar atraves de servidores vietnamitas. :(

Antonio MS disse...

Irrita mesmo nao e?