04/01/2011

2010 EM 100 FOTOS (INVERNO)

O exercício de seleccionar 100 fotos que ilustrassem o ano passado revelou-se muito mais difícil do que esperava. Não só porque tenho muitas fotos (milhares! milhares!) mas também porque há tantas histórias, episódios, encontros… e tenho a certeza que, depois de tanto corte, muito fica por mostrar.

Quando fiz a primeira selecção para os meses de Janeiro a Março (Inverno), tinha mais de 100 fotografias que queria publicar. Reduzir para 50 foi tarefa dura… e ainda estive tentado a mudar tudo e alterar o nome deste exercício para “2010 em 1000 fotos”. Sempre ajudava. :)

"
Disciplina!", gritou-me uma vozinha que vinha lá do fundo, não sei bem ao certo de onde.

OK
. Vamos lá cortar mais um bocadinho, então. Um ano tem quatro trimestres, logo… feitas as contas, 100 fotos dá 25 por trimestre… uff… matemáticas e engenharias à parte, e eis que chego a uma selecção final para o primeiro trimestre, ou seja, o Inverno.

Feita a selecção da selecção da selecção, dou por mim a navegar em memórias com sabores, cheiros e sons muito próprios.

N
o Inverno de 2010, estive na Índia. Passei o Natal e a passagem de ano com o meu amigo Abbey e o gang de Bombaim. Depois fui ao casamento da irmã do Hameed, em Phardapur, uma aldeia no estado do Maharashtra. Fiz uma visita-relâmpago a Portugal, para visitar o meu pai, que adoecera gravemente. Voltei para a Índia (com direito a 24 horas a Istambul pelo meio) e fiz um passeio inesquecível com a minha mãe, uma tia e o meu amigo António (que estava a meio da sua viagem de dois anos à volta do mundo). Que grupo tão improvável – e não podia ter corrido melhor. 15 dias depois, mal voltaram para Portugal (e o António prosseguiu viagem) eu estacionei em Goa, durante um mês, trancado num quarto a 20m da praia (que desespero!), enquanto tentava acabar de escrever o guia do caminho de Santiago, que foi lançado uns meses depois. Fui a Bombaim para ajudar numa reportagem sobre Bollywood… que flop! Voltei a Goa para celebrar o Holi e recuperar energias, depois desci para Cochim com o meu amigo George - e a seguir desci ainda mais um bocadinho e fui conhecer o resto do Kerala, antes de partir novamente para o Sudeste Asiático… mas isso já fica para o próximo trimestre, o da Primavera.























































No Inverno de 2010 tive o prazer de viajar com: António, mãe, tia Minan, Abbey, Louisa, Madhur, Berty, Gabbu, Gitesh, Hameed, Aslam, Naseeb, Mangesh, Irfan, George, Teresa, Sara, Tom, Arun, Jiju, Siva, Jeya e Ashvin.

3 comentários:

LV disse...

Que ideia fantástica e difícil de concretizar. com tantos milhares de fotografias deve se rmesmo difícil escolher tão poucas.
ADOREI e revi aqueles 15 dias fabulosos e intensos que passámos logo no início do ano. Obrigada meu querido

Anónimo disse...

Mais!!!!... Podias ter feito as mil, ninguém ficaria cansado

leal

Jorge disse...

A seu tempo publico TUDO! muahahah