10/02/2011

ISTAMBUL NO SEU MEHOR

Adaptando o título da famosa rubrica d'O Independente, eis-me a vasculhar fotos antigas de Istambul, à procura de alguns insólitos e curiosidades. Felizmente, encontrei alguns - e hoje publico uma selecção de alguns dos mais caricatos.

Começemos, portanto. A abrir a fornada temos um manequim muito peculiar, será piada ou mensagem subliminar?

"Roupões Miminho, para homens de barba rija... hmm... bigode farfalhudo."



A segunda foto foi tirada numa otogar (estação de autocarros) nos arredores da cidade. Em troco de umas moedas, esta máquina carrega telemóveis. Tipo: dez minutos, um euro. E tem carregadores para todos os tipos de telefones. Bela ideia, prático, tem o meu voto, não sei como é que ainda ninguém se lembrou nisto aí no Rectângulo.



O terceiro insólito vale por isso mesmo. Alguém percebe... Organic Topless? Mas isso come-se? :)

E a Moda Crise? Para fashion victims poupadinhas?



E já que vamos às compras... que tal estas formigas gigantes? Apelativo.



Mais montras... agora no Bazar das Especiarias. Preciso mesmo de comentar?



Junto à Mesquita Nova - sendo que "Nova", em Istambul, significa uns míseros 400 anos - há estas singelas bancas a vender milho, para se dar aos pombos. Chique!



Génio do Marketing ou Alucinado? Imaginem uma pessoa a vender esfregonas aos turistas à frente dos Jerónimos, CCB e Padrão dos Descobrimentos. Agora transportem a imagem (e a lógica, ou falta dela) para Istambul.

Mas alguém vai comprar vassouras em Sultanahmet, entre a Mesquita Azul e Santa Sofia?

Vai na volta...



Agora sim, uma ideia de louvar. Istambul mesmo no seu melhor, sem ironias nem segundos sentidos. Esta peça que seguro na foto é somente o passe do metro. É só aproximar das portas e elas abrem-se, carrega-se facilmente numas máquinas, é pratico e ecológico.

O metro em Istambul também não tem bilhetes. Tem umas fichas tipo carrinhos de choque, compram-se e ficam à porta, por isso são reutilizadas por toda a gente. Não há desperdício de papel com bilhetes nem com recibos.


1 comentário:

VagaMundos disse...

Nó slevamos o nosso passe turco de recordação para Portugal :)