05/04/2011

APANHARAM O BISAVÔ!




Foi uma longa luta e cheia de contratempos e reviravoltas, aquela que os milhares de curiosos assistiram no último domingo em redor do Lago Hoan Kiem, no centro de Hanói.

Depois de uma primeira tentativa fracassada há cerca de um mês, dezenas de militares conseguiram capturar Cu Rua (bisavô, em vietnamita), a tartaruga gigante (pesa 200kg!) que é considerada uma divindade pelos locais, para a submeterem a tratamentos médicos.

Há um ano atrás, foram tornadas públicas fotografias do "bisavô" que mostravam várias lesões no pescoço, carapaça e patas.

Acredita-se que esta tartaruga é uma reencarnação daquela que, segundo uma das lendas mais famosas de Hanoi, emprestou ao rei Le Loi a espada com que este derrotaria os chineses no séc. XV, garantindo assim a independência do Vietname. Mais tarde, a mesma tartaruga reclamou a espada do rei... levando-a para o fundo do lago, cujo nome significa, em tradução literal, "da espada devolvida".

Diz-se em Hanói que dá sorte ver a tartaruga, e por ser uma ocasião tão rara, há mesmo quem acredite que esta não existe. Não só os recentes acontecimentos vêm provar que o bisavô anda aí está para as curvas, como eu próprio e alguns dos aventureiros nomad já tiveram a sorte de a ver, eheh. E fotografar!

Ok, não é a melhor fotografia... mas é o que consegui. :)

1 comentário:

Unknown disse...

Nossa que tartaruga hem!Linda.
Bem interessante a lenda.

Abraços,
Antonieta.
Guia de hotéis em Curitiba