13/06/2011

SENT ANTUAN



Em Istanbul não há Marchas nem Casamentos, nem sardinhas no pão, nem vinho tinto em copos de plástico e muito menos aguardente. Hoje é dia de Santo António, mas esta segunda-feira seria uma segunda-feira normalíssima - não fosse a ressaca da noite eleitoral. O AKP, o partido do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan, voltou a ganhar as eleições, desta vez com 50% dos votos.

Políticas à parte, e porque hoje é dia de Santo António, gostava de aproveitar a ocasião para partilhar as fotografias de uma igreja muito especial aqui de Istanbul (sim, uma igreja!, admirem-se todos os que não conhecem a faceta multi-cultural da cidade).

A Igreja de Santo António, ou Sent Antuan como é conhecida pelos Turcos, fica bem no coração da cidade, junto à Istiklal Caddesi, a grande avenida pedonal atravessada por um eléctrico bem ao estilo dos lisboetas.

É a maior igreja católica de Istanbul, e foi construída em 1912, para substituir outra igreja mais velhota que já ali estava, e que remontava a 1725.

Só por curiosidade, o Papa João XXIII deu missa aqui durante 10 anos, quando era o Embaixador do Vaticano na Turquia, mesmo antes de ser eleito Papa.

E espero não desiludir mas não - não fui à missa ontem.








1 comentário:

LV disse...

Claro que podias ter ido à missa, mas ficou aqui um belissimo registo deste dia de Santo António na Turquia. Por cá um dia de Santo António muito normal, de dia casamentos e de noite bailaricos e muita sardinha e vinho .....