01/09/2011

30 + 4 = 1000 RUBLOS


Quatro e tal da manhã, estou a pé outra vez.

A provodnitsa veio acordar-me, como era suposto, porque estamos quase a chegar a Tyumen. Nem quero acreditar que vou ter de abandonar o comboio, ficar na estação à espera que as bilheteiras abram, e depois esperar pelo próximo comboio para Tobolsk. Quando podia ir já neste.

Decido fazer um último esforço.

Sorriso treinado, espero que a trombuda loira passe no corredor e vou atrás dela. Insisto, mais uma vez. Pela milésima vez. Desta vez diz-me qualquer coisa parecida com "passageri", eu percebo que o meu lugar está ocupado e começo a fazer gestos e ginástica, a tentar explicar que viajo no corredor, se for preciso, são só mais quatro horas, por favor não me deixe em Tyumen, por favor minha linda provodnitsa, eu pago o bilhete, eu...

...e de repente um brilho novo no olhar.

Mas eu já tinha dito antes que pagava.

De qualquer forma, algo mudou desta vez. Pediu-me para esperar um pouco. Eu esperei um pouco.

E quando voltou a dirigir-me a palavra, foi para me mandar para a parte de cima do beliche. Atónito, fiz o que me mandou. Ia viajar neste comboio para Tyumen, e ganhar umas boas horas de viagem e qualidade de vida.

Ah! E tinha de desembolsar a módica quantia de mil rublos. Traduzindo: vinte e cinco euros. Os meus bolsos desataram aos gritos, chamaram à senhora uns nomes de que me abstenho de repetir aqui, mas eu é que mandoe não há discussão, fico mil rupias mais pobre mas chego a Tobolsk antes das nove da manhã. E chego feliz.

1 comentário:

LV disse...

Que maravilha !!!! aposto que até dormiste melhor até Tyumen !!! eheheh !!!