19/07/2012

ESTA CIDADE DE SURPRESAS


A 3ª cidade desta série de 11 que marcaram o meu 2011, foi também uma das mais agradáveis surpresas do ano.

Fui pela primeira vez à Índia em 2003, e voltei quase todos os anos desde então. Tive inúmeras oportunidades de ir a Calcutá - mas fosse porque as minhas voltas acabavam por se desviar desta parte da Índia, ou porque os meus amigos de Bombaim quase me proibiam de lá ir - a verdade é que fui adiando... adiando...

...e só em 2011, com o pretexto de ir dar uma volta no Nordeste da Índia e de ver o festival Durga Puja, é que fui finalmente à cidade a quem chamam de "capital cultural" da Índia.

A volta no Nordeste acabou por se resumir a uma breve estadia em Darjeeling, por causa de um violento sismo em Sikkim - e quase sem querer, acabei por ficar mais tempo que o esperado em Calcutá. Nesta cidade celebrei os meus anos - com direito a festa-surpresa e tudo! - e além das visitas-cliché ao Victoria Memorial e ao Museu de Não-Sei-o-Quê (não me lembro do nome, podia googlar mas não me apetece), o que mais me marcou aqui foi o ritmo, a comida, os mercados, as ruas com água quase até aos joelhos quando caía uma chuvada mais intensa... e claro: a Durga Puja.

A Durga Puja foi um dos momentos-altos das minhas voltas do ano passado. Mas deste festival falarei num futuro próximo. Ficam, por isso, algumas fotos da cidade-surpresa, para onde já tenho regresso marcado este ano :)











1 comentário:

Clara Amorim disse...

Parece, sem dúvida alguma, uma cidade a "calcutear"! :)