29/10/2012

RANGOLIS EM BANGALORE


Já estou em Bangalore - a minha última paragem nesta rápida passagem pela Índia, a caminho do meu escritório: a Indochina.

Hoje à tarde fui dar uma volta e fiquei fascinado com a quantidade de casas que têm pintados, mesmo à entrada, simples rangolis brancos.

Os rangolis, para quem não sabe, são uma expressão de arte decorativa muito tradicional na Índia, utilizada normalmente em ocasiões especiais - mas, como vim a descobrir hoje, as variações são tantas de estado para estado e até de aldeia para aldeia, que é difícil definir esta arte numa só explicação.

Normalmente coloridos, os rangolis são desenhados à porta das casas, em terraços e até nas divisões da casa, sempre no chão, para atrair a boa sorte e afastar os maus espíritos. No Karnataka, o estado onde fica Bangalore, são feitos quase todos os dias (e quase sempre por mulheres) com uma farinha feita de arroz esmagado, e podem variar entre formas geométricas, motivos florais e até divindades hindus - depende da intenção de quem o faz, da casta, do grupo em que a família se insere na comunidade local.

Ficam alguns exemplos:






1 comentário:

Clara Amorim disse...

Mais uma "aula" cultural e artística muito interessante!
E os teus pés continuam muito fotogénicos, Jorge! :))