19/11/2012

ADEUS AO REI

Esta semana é Obama-isto e Obama-aquilo, o senhor presidente veio finalmente ao Cambodja e hoje os telejornais não mostram outra coisa. É apertos de mão e sorrisos de ocasião, é imagens do Air Force One no aeroporto, snipers nos telhados e trânsito interrompido... felizmente saímos cedo. Já estamos em Siem Reap.

No entanto, e apesar da boca para fora ser só Obama - por dentro, o coração de todos os cambodjanos bate por outro acontecimento. Há um mês, morreu de ataque cardíaco o antigo rei do país, Norodom Sihanouk. O reu-pai, como era chamado, já era velhote e estava internado em Pequim desde o início do ano. Abdicara do trono em 2004, em nome do filho, e já em 2009 tinha afirmado:

“Esta vida tão longa pesa-me, com um peso insuportável.”

Ontem estive com o grupo da nomad na capital cambodjana, e a rua em frente do Palácio Real mantinha-se fechada ao trânsito. Mas não por causa da visita do presidente americano. Centenas de pessoas continuam a vir prestar homenagem ao rei-pai... e nós aproveitámos para assistir, durante alguns minutos, aos tristes rituais de despedida.




2 comentários:

Clara Amorim disse...

Jorge,
Sempre em cima do(s) acontecimento(s)!!!

LigeiramenteCanhoto disse...

Incrível.

Comovo-me sempre com movimentos (realmente) espontâneos como este.

O acontecimento é digno de nota mas enquadrado com a visita de Obama transforma-se numa grande história.

Obrigado.