04/11/2012

TRÂNSITO, TETRIS STYLE

O título deste post é, provavelmente, o mais difícil de pronunciar, na história do fuidarumavolta. Mais ainda que "um tigre, dois tigres, três tigres".

É, também, um dos mais enigmáticos. Trânsito... em tetris?!

Com o devido desconto que espero que já me seja concedido, passo a explicar: tinha ido a pé à estação de comboios de Hua Lamphong, no centro de Bangkok, comprar os bilhetes para o grupo da Indochina que vem ter a Hanói no próximo fim-de-semana. Cheio de calor e com fome, parei no MBK* para almoçar, ver montras e sorrir com o ar condicionado a beijar-me os pelos dos braços - e à saída, ia muito bem a cantarolar o "oppa gangnam style" numa daquelas passagens que dão acesso ao skytrain, quando passo por cima da estrada e páro a ver os carros a passar por baixo.

Há ano e meio, tinha parado exactamente no mesmo lugar, nem um centímetro à esquerda, nem um polegar à direita - foi mesmo aqui: Mas por baixo, na estrada com três faixas, havia barricadas de pneus, bandeiras vermelhas e slogans revolucionários. A capital tailandesa vivia um dos momentos mais tensos da sua história, alguns dias antes do exército ter investido contra os "camisas vermelhas".

Também já aqui estivera a ver os enfeites de Natal, outros tantos anos antes. Gosto de Siam Square. Mas agora interessa o agora. E agora: o trânsito flui normalmente.

Enquanto me perdia, ora em recordações de outros tempos, ora no colorido dos taxis que passavam por baixo de mim, eis que dentro deste misterioso mundo que é a minha cabeça começou a tocar outra música. Uma música com tiques soviéticos.

Ta-na-na-na, na-na-na, ta-na-na-na-na-na, na-na-na-na-naaaa...

Era a música do Tetris.

Por baixo, na estrada com três faixas, os carros, motas, tuktuks e carrinhas transformaram-se, por momentos, em peças que se iam encaixando, para depois desaparecerem.

Fiz algumas fotos. Pancadas à parte - nem que seja pelas cores.






Game over ;)

* o MBK é um dos centros comerciais mais famosos de Bangkok.

1 comentário:

Clara Amorim disse...

Jorge,

Parece que te deixaste contagiar...
Também a tua crónica está escrita em Tetris Style - as tuas palavras são coloridas, têm diversas formas, fluem cheias de humor e encaixam na nossa mente na perfeição!!!
Bom Domingo!