22/01/2013

OLHÁ FLOR FRESQUINHA!

Ontem à noite fui dar uma volta ao Mercado das Flores de Bangkok. Conhecido pelos locais como "o mercado na boca do canal", ou Pak Klong Talad, este colorido e fresco bocadinho da cidade existe há cerca de sessenta anos, neste formato. Antes foi mercado de peixe, e antes disso um mercado flutuante - e estamos falar de muito, muito antes. Quase trezentos anos antes.


Já tinha lido sobre este mercado num guia - tinha curiosidade em lá ir. Nem sei como demorei tanto tempo a decidir-me. Mas ontem aproveitei que estava com a Matilde e o Luís, e desafiei-os a vir dar uma espreitadela.

Sabia que estava aberto 24 horas por dia, que a melhor altura para lá ir era a noite - de certa forma, já sabia ao que ia.

Ou seja: nem sequer foi uma grande surpresa - o que não tem de ser uma coisa má, tendo em conta que tinha expectativas altas.

Gostei especialmente da mistura de perfumes, do ar fresco e das cores que brilham à luz das lâmpadas. Gostei da actividade dos locais, pacientemente concentrados no chamado "trabalho de chinês", ora a espetar pétalas em grinaldas, ora a desfolhar flores, a encher sacos de plástico com pétalas de cravos, a agrupar rosas em conjuntos de dez e vinte, a enrolar bouquets em papel de jornal, a borrifar tudo com água, a regar, a cortar, a dar toquezinhos aqui e a arrumar ali...

Mais do que a descrição, vale a pena ver as fotos. Que cores!

Mas aqui entre nós: tenho pena de não ser possível (ainda) partilhar os cheiros pela net









1 comentário:

Clara Amorim disse...

Cores (transmitidos pelas fotos) e cheiros (transmitidos pelas palavras) maravilhosos!!!