07/06/2013

24 HORAS EM COLÓNIA DEL SACRAMENTO

Com uma importante localização estratégica no Rio de La Plata, a cidade de Colónia del Sacramento foi povoada, invadida e saqueada inúmeras vezes ao longo da sua história. Aqui ouviram-se em Português, Castelhano, Inglês e Holandês: gritos de guerra, gargalhadas, orações, murmúrios, choros, suspiros, declarações de amor, pedidos de clemência, vendedoras a apregoar frescos produtos.

Hoje falam-se dezenas de línguas nas ruas empedradas da mais antiga cidade do Uruguai. Os novos invasores chegam de barco todos os dias, vindos de Buenos Aires, munidos de máquinas fotográficas, telefones digitais, tablets. Argentinos e brasileiros, coreanos e israelitas, americanos, japoneses, alemães... e, muito recentemente, um português e um indiano ;)

Como qualquer turista que se preze, passeámos pelo centro histórico desta cidade que é, desde 1995, Património da Humanidade. Atravessámos o Portón de Campo, espreitámos a Plaza Mayor e a Basílica do Santíssimo Sacramento, subimos ao farol... mas o passeio valeu pelo passeio: valeu pelo empedrado antigo - português! - debaixo dos nossos pés; valeu pelos azulejos brancos nas paredes, com os nomes das ruas em azul; valeu pelo jogo de sombras e luzes, pela aragem a dar voz às árvores, pelo sorriso que nos recebeu em cada esplanada.





Passámos uma noite e um dia neste curioso bocadinho de mundo, depois do merecido descanso em Punta del Diablo. O meu joelho está praticamente bom, a cabeça fresca, uma vontade enorme de recomeçar a desbravar território.

Estamos quase-quase a entrar numa nova fase desta aventura: de Colónia voltamos para Buenos Aires, de Buenos Aires avançamos para Mendoza - e de Mendoza seguimos para Santiago do Chile.ires, munidos de ma compreender r numa nova fase desta aventura.çar a desbravar territm Buenos Aires, munidos de ma compreender

3 comentários:

Clara Amorim disse...

Esta crónica também valeu pelo passeio virtual... Valeu pela qualidade... Valeu pelo colorido... Valeu pelas palavras... Valeu pela vossa "companhia"!!!
Abraço|

Turista acidental disse...

Colónia del Sacramento foi um dos lugares que mais gostei na minha viagem pela Argentina e Uruguay no ano passado. Tal cmo o Jorge, foi o chão que me mais me marcou e gostei muito do museu de Portugal. Nós temos coisas nossas espalhadas pelo mundo que nem imaginamos que temos e eu acho que deviamos de valorizar mais esses patrimonios.

agrades disse...

Fui, à cerca de 15 anos à Argentina e voltei anos mais tarde e pensava que seria fácil de Buenos Aires dar uma saltada a Sacramento. Mas era complicado porque os transportes de barco não davam com os nossos horários.
Adorei a Argentina: Buenos Aires, Calafate, Ushaia, a Terra do Fogo que atravessámos penosamente numa carrinha Wolksvagen. Vi milhões de pinguins magalhanicos, leoes marinhos, extasiei-me com o Perito Moreno.
Da segunda vez que fui a Argentina estive em Bariloche na zona dos glaciares e visitei também o Chile.
Adoro viajar e conhecer o mundo bom!
AIDA GRADES