11/06/2013

300 METROS EMBARAÇOSOS


Visível de quase todas as esquinas e esplanadas da capital chilena, a Gran Torre Santiago é o arranha-céus mais alto da América Latina, o segundo maior do Hemisfério Sul... mas não está em funcionamento.

Este enorme elefante branco de 64 andares (300m de altura) começou a ser construído em 2006, mas as obras pararam em 2009 por causa da crise financeira - e só foram retomadas um ano depois. Diz-me a internet que o edifício será inaugurado este ano... mas segundo os meus amigos chilenos, "está parado".

Logo no primeiro dia achei estranho ver um arranha-céus com janelas em falta; não me parecia lógico, as falhas eram um bocado aleatórias. num dos muitos passeios pela cidade perguntei ao Rodrigo o porquê daquilo, e ele explicou-me que tinha sido feito de propósito, "o construtor não teve dinheiro para pagar o material, ou não pagou ao pessoal, não sei bem, e estes decidiram não montar algumas janelas, como protesto, para toda a gente saber".




2 comentários:

Clara Amorim disse...

Bem, não conheço o contexto, mas a mim só me ocorre uma palavra - implosão!!!

kyta disse...

Iria jurar que aquelas janelas em falta mais não seriam que a "mouche" para uma eventual "Single Tower 1" da saga "Twin Tower's"...