13/09/2013

A PRIMEIRA CAGANEIRA

Desculpem-me o tema, mas tem de ser.

Com já devem ter reparado, hoje deu-me para a nostalgia. E ao escrever o post sobre o episódio dos saltinhos inter-continentais na ponte de Galata, lembrei-me que poucos dias depois estava de cama na Capadócia... com a minha primeira grande caganeira de viagem.

Deve ter sido um kebab que comemos, ainda em Istambul, mesmo antes de sairmos para o autocarro que nos levou para a Capadócia. O certo é que no dia seguinte, já instalados num "cave hotel" de Goreme, tanto eu como o Shaun começámos numa permanente correria à casa-de-banho, ora-um ora-o outro, despacha-te que também preciso de ir... e acabámos de cama dois dias.

Mal conseguíamos sair do quarto, tal o estado.

Quem nos salvou foi uma australiana cinquentona, casada com o Steven Spielberg - ou assim acreditámos, tal era a parecença do senhor com o famoso realizador. Enfim: o facto é que a australiana encarnou o papel de mãezinha e tomou conta dos miúdos - nós. Além de muita conversa e hstórias de viagens que nos deixaram a salivar, ainda nos ensinou o que comer e o que nem-pensar, pequenos truques, e deu-nos apoio moral.

Quando ficámos bons, pudemos finalmente tirar proveito do melhor que a Capadócia tem: a paisagem. Fizemos trekkings e visitámos cidades subterrâneas - mas não andámos de balão. Essa experiência teria de esperar sete anos. Mas felizmente, desde 2011 tive a sorte de voar na Capadócia por quatro vezes.

Quanto à dita caganeira: curou-se, pois claro. Nunca mais vi ou falei com a santa senhora, mas ao longo dos últimos dez anos, sempre que me acontece um episódio do género - e não foram poucos, infelizmente - lembro-me da australiana cinquentona e do seu marido, o Steven Spielberg.

3 comentários:

Clara Amorim disse...

E é tão bom recordar...!

Miguel disse...

E não quer partilhar esses "truques" com os leitores?

Cmpts,
Miguel

agrades disse...

O Palacio Topcapi, nem sei como é! Quando o visitei, tive uma dor de barriga tão grande, tão grande...
:-)