13/09/2013

UMA SURPRESA EM EPHESUS

Continuando o tema que comecei a abordar ontem, a pretexto de um dia inteiro sentado no banco de um autocarro...

Ephesus. Esta última visita à minha cidade romana preferida teve direito a uma agradável surpresa: a Rua de Mármore, que liga a Biblioteca de Celso ao Grande Teatro, está finalmente reaberta ao público.

Lembro-me de a ter visto há cerca de dez anos, quando vim pela primeira vez à Turquia. Mas nessa altura pouco liguei aos pormenores. Lembro-me de ficar impressionado - afinal, era a principal artéria da cidade - mas pouco mais que isso.

Entretanto foi fechada para restauro e obras - e eu visitei Ephesus mais umas quatro ou cinco vezes, até este ano. Agora conheço um pouco mais das duas histórias... e confesso que tinha um fetiche com esta rua. Sabia que, algures a meio, encontrava-se um dos primeiros exemplos de Publicidade de que há registo. Um pé, um coração e uma mulher desenhados no chão: e o objectivo, muito simples, era indicar o caminho para o bordel, aos marinheiros que chegavam à cidade.


4 comentários:

agrades disse...

O que eu aprendo e relembro aqui!
Fui a Ephesus há mais de vinte anos e só me lembrava do pé. E na altura acho que me contaram outra história, relacionada com o tamanho do pé e do sexo... (??)
Sentámo-nos no anfiteatro e o guia falou connosco e uma amiga minha adormeceu. Toda a nossa atenção era para ver se ela caia, tanto cabeceou...
Obrigada pelas suas fotos e crónicas.

agrades disse...

Outra coisa que lembro, desse local, é um WC enorme, a céu aberto.
Estou a sonhar ou a confundir?

Jorge disse...

Sim, o WC é um dos "highlights" da visita a Ephesus. A ver se partilho umas fotos. :)

Clara Amorim disse...

Ficamos à espera...! :)