15/10/2013

SEMPRE QUE POSSO

Sempre que a velocidade da internet me permite, sempre que tenho tempo e disponibilidade - sempre que posso, como sabem, venho aqui partilhar novidades das voltas. Ultimamente tem sido mais complicado: o serviço de internet aqui no Myanmar é muito pouco fiável, normalmente lento... mas hoje consegui novamente uma "aberta" ;)

Já estou no lago Inle. Ainda não o vi, mas estou cá. Diz que sim. :)

Chegámos ontem às quatro da manhã, depois de uma viagem inacreditável de autocarro, com o espaço entre bancos "mais curto que na Ryanair", como dizia o inglês sentado no outro lado do corredor. E o pior é que nem todos os lugares eram assim: apenas a nossa fila! Mas como o autocarro estava cheio, não tivemos outra hipótese senão aguentar.

Saímos de Bagan às seis da tarde e atravessámos a paisagem escura, primeiro a ver mais alguns episódios do Breaking Bad (está quaaaase!) e depois a tentar dormir, naquele espaço ridículo, o mundo à nossa volta aos saltos, guinadas e abanões.

Quatro da manhã. Que hora estúpida, que timing tão pouco lógico. Mas assim foi. E como desta vez não tínhamos qualquer reserva feita, aventurámo-nos num tuktuk, às voltas pelas ruas desertas da cidade, saltitando de guesthouse em guesthouse, à procura de um quarto para três pessoas que não fosse muito caro, que não fosse muito mau.

O primeiro lugar era o mais barato: mas fomos espreitar o quarto e uma das camas não tinha colchão - apenas cobertores em cima das tábuas, o "ondulado" não enganava. Perguntámos ao rapaz pelo colchão e respondeu-nos que "mais tarde". Mais tarde, quando? Amanhã de manhã. Ou seja: nessa primeira noite... ahah! Deves :)

Voltámos para o tuktuk a rir e parámos em mais três ou quatro lugares, que ora estavam cheios, ora pediam muito dinheiro. Não há noção. Se há coisa que me tem chocado neste regresso à Birmânia, é o exagero do preço dos alojamentos, se comparado com a qualidade - e com os preços praticados na Ásia em geral.

Mas considerações à parte: acabámos por ficar num sítio muito "modesto", onde nos pediram 35 dólares (!), sem direito a desconto pelo facto de fazermos check-in às quatro e meia da manhã.

Caímos na cama - e hoje acordámos para algumas surpresas. O lugar não é tão mau quanto parecia ontem. A internet funciona bem. Estamos relativamente centrais. E os 35 dólares eram só para a noite de hoje. Esta "meia-noite" custou, afinal, nove dólares - três por pessoa. Porque é que o rapaz não disse logo? E , muito provavelmente,  nos outros sítios onde pediram 50 e 60 dólares, devia ser a mesma coisa. Enfim... lost in translation, já dizia o outro ;)

1 comentário:

Clara Amorim disse...

Assim uma dormida à hora... Nunca tinha ouvido tal coisa!!! ;)
Tudo de bom e cá ficamos a aguardar mais fotos de Myanmar! :)