07/11/2013

SAI UM "SECRET SPOT" FRESQUINHO!

Hànôi tem mais cantos que aquela pedra muito famosa em Machu Picchu. São tantos, escondidos entre vielas e edifícios, esquinas e lances de escada, árvores e pátios... que há sempre coisas novas para descobrir, por muito bem que se conheça a cidade. E ainda bem. As minhas cidades preferidas são estas que nunca estão completas, onde se pode sempre acrescentar, onde há espaço para descobrir, para revolucionar, para criar. Para deixar um bocadinho de nós. E Hànôi é assim.

Nas minhas mil-e-uma pesquisas sobre sabe-se lá o quê, descobri que há na capital vietnamita um tipo de café especial: iogurte com café e gelo - e são muito poucos os sítios que o servem. Um destes lugares vinha mais ou menos descrito num site, com uma foto da entrada e outra da vista da varanda - ambas muito, muuuuito vagas.

E eu, porque provavelmente não regulo muito bem da cabeça, resolvi que a partir destas fotos e das indicações dadas pelo autor, ia conseguir descobrir este sítio secreto.

O texto com as indicações mencionava uma rua perto do lago Hoan Kiem. Conheço bem esta zona, e pelas fotografias reduzi a área a explorar para um quarto do perímetro do lago.

Saí do hotel de manhã, a Maria José e a Conceição (as duas viajantes da Nomad que vieram uns dias mais cedo) juntaram-se nesta minha quimera... e lá fomos. Acabámos por dar uma volta inteira ao lago, sem descobrir o café, mas eu insisti em verificar novamente a zona onde começáramos. Tinha quase a certeza que era ali, queria procurar melhor. E quando para lá caminhávamos, de repente reparei numa varanda no topo de um pequeno prédio...

"É aquela! Tenho a certeza que é aquela!"

Demos a volta ao quarteirão, a entrada era pela rua de trás. Vimos a loja com o chão que vinha na fotografia, entrámos por um corredor escuro que dava acesso a um pátio lindo, cheio de velharias e charme, onde encontrámos umas raparigas muito tímidas.

"Café?", perguntei. Ao que uma delas me respondeu:

"Tomorrow."

Agora que tínhamos descoberto o lugar, não íamos embora assim tão depressa. Resolvemos subir para ver a vista - mesmo que não houvesse café, ao menos desfrutávamos um bocadinho do lugar. Subimos as escadas até um primeiro alpendre, muito giro, com duas mesas e cadeiras - vazio. Outro lance até um templo antigo muito engraçado. Umas escadas de caracol que davam acesso a um andar com uma sala, onde havia mesas e quatro ou cinco pessoas. Mas no tal site, o autor avisava para não ficarmos por ali. "Vão até ao topo, que vale a pena" - e nós fomos. Subimos mais um lance de escadas e chegámos ao Everest desta nossa aventura matinal. A vista, dentro daquilo que se pode esperar de uma vista urbana no meio de outros prédios, era engraçada. O lugar era calmo, praticamente só nosso, um verdadeitro "secret spot". A voltar, estava decidido - e ainda nem tínhamos bebido o café.

Deixei as minhas companheiras de viagem a gozar a vista e desci até aos rés-de-chão, preparado para me degladiar pelo café com iogurte. Perguntei por café e insistiram que já não havia, que tinha de voltar no dia seguinte. Sorri, fiz cara triste, insisti - nada. E quando estava prestes a desistir, resolvi perguntar:

"Iogurt?"

"Iogurt with coffee?", reage uma das meninas.

"Yes!"

E assim foi. Nem um minuto depois estava a subir as escadas com três copos de iogurte e gelo, com café por cima. Uma mistura nova, nunca tinha experimentado tal coisa - e gostei. Uma variação interessante, refrescante, original. É para repetir.



2 comentários:

Clara Amorim disse...

Está visto...!
Em Hànôi, todos os corredores escuros vão dar a um "secret (and unforgettable)spot"!!! :)

kyta disse...

Para repetir e de preferência com o segundo grupo... estamos ansiosos. Se tudo correr bem, também chegaremos no início do dia 1...