09/01/2014

MARAVILHA #04: LAS LAJAS

E se Machu Picchu foi uma surpresa, imagine-se Las Lajas. Quero dizer: não vou comparar uma com a outra, longe de mim cometer tal heresia.

Mas Las Lajas? Eu sabia lá que isso existia! ;)

E, no entanto: fui lá parar.

Vinha do Equador, onde passei apenas alguns dias - e acabara de entrar na Colômbia, o último país do périplo sul-americano. Sabíamos de antemão que íamos chegar tarde, por isso planeámos ficar a dormir em Ipiales, logo a seguir à fronteira. E por descargo, só para não dizer que não vimos nada, pesquisámos no google a ver o que tinha a cidade de interessante.

E eis senão quando.

Vi uma foto e não precisei de ver mais. "Saquei" as indicações de como ir lá ter - e na manhã seguinte estávamos dentro de um taxi partilhado, com não-sei-quantos fiéis que iam rezar à Virgem.

Imaginem a "nossa" Fátima (a construção do santuário, curiosamente, é da mesma altura), com um toque um bocadinho mais medieval, e em vez de um vale arrumem o aparato nas vertiginosas escarpas que rodeiam um rio.

O resultado é este:




Pode não ter o mesmo valor histórico de Angkor ou Machu Picchu. Pode não ter o carisma do Cristo Redentor. Mas não tenho dúvidas que o Santuário de Las Lajas é um lugar muito especial, seja pelo engenho de quem o imaginou ali, como da imensa energia positiva que emana.

E por isso merece estar nesta lista. É, sem dúvida, uma das 13 Maravilhas de 2013.

Sem comentários: