09/01/2014

MARAVILHA #07: EPHESUS

Eis outro lugar que tenho o privilégio de explorar todos os anos. Ephesus tem uma energia muito especial, com os seus mais de três mil anos de história. Construída pelos gregos, floresceu durante o Império romano - estima-se que chegou a ter mais de cinquenta mil habitantes!

Aqui estava localizado o Templo de Artemis, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo; a Biblioteca de Celsus, que era a segunda mais importante da época; e além de ser aqui perto o lugar onde teoricamente a Nossa Senhora terá morrido, acredita-se que o Evangelho segundo São João foi escrito aqui.

Sei que vai a soar a cliché: mas passear pelas ruínas de Ephesus é viajar no tempo. O estado de conservação da cidade ajuda a criar um ambiente muito próprio, e a quantidade de pormenores e curiosidades é tal, que vale a pena voltar aqui para aprofundar sempre mais um bocadinho.

Este ano, por exemplo: a Avenida de Mármore - a que liga o Coliseu à Biblioteca - reabriu finalmente ao público. A única vez que tinha passeado nesta parte da cidade foi há dez anos, aquando da minha primeira viagem à Turquia. Depois fechou para restauro, ou assim estava quando regressei há quatro anos, com o primeiro grupo que acompanhei neste país.

É como em Angkor. O facto de voltar tantas vezes permite-me acompanhar os desenvolvimentos no restauro dos lugares. E fico feliz por aperceber-me disso.

Para quem não conhece Ephesus... está à espera de quê? A Turquia é um país fascinante, um ponto de encontro entre civilizações, assim foi durante séculos, assim é hoje, assim há-de ser sempre. E isso só pode ser bom.

Ficam algumas fotos:










Sem comentários: