11/04/2014

DEZ ANOS DEPOIS

Voltei às ilhas.

Nos últimos cinco invernos tenho andado às voltas pela Indochina, com a Nomad. Faço constantemente o Vietname, de cima a baixo; no Cambodja os lugares do costume; apaixono-me todos os dias pelo Laos - mas da Tailândia, pouco mais que Bangkok.

Desta vez decidi que ficava na Tailândia: quinze dias de férias, no final da temporada, antes de voltar a Portugal. E regressei às ilhas.

A última vez que me lembro de enterrar os pés na areia-cerelac de uma praia tailandesa foi em 2004... e oportunidades não me faltaram. Mas vá-se lá perceber porquê. Dez anos.

E agora estou de volta. Já não era sem tempo.

Como não queria correr o risco de destruir a imagem que guardo de alguns lugares onde estive há uma década, escolhi uma praia onde nunca tinha estado.

Koh Lipe.

É por causa desta ilha que não tenho passado por aqui ultimamente para partilhar as voltas. Aqui: no blog. A culpa é do mar azul-turquesa, desta indomável vontade de não fazer nada, do frenesim de morcegos e bicharada à noite, que mal me deixa dormir. Dos dias que passam a correr, a ler Jorge Amado, estendido numa espreguiçadeira de madeira, na "minha" praia. Das noites à conversa no alpendre do meu bungalow, ao som das ondas a fazer amor com a areia. O repelente para mosquitos com cheiro a erva-prícipe. A água do mar que brilha de azul à noite, quando nado. Os longtail boats com fitas às cores, que atravessam a baía barulhentos. O pôr-do-sol impossível que só pode ser photoshopado, tão intenso que tenho de desligar os filtros da máquina para não parecer demasiado exagerado.

Enquanto não preparo o tanto que tenho, fica aqui a foto que partilhei ontem no facebook. É um cliché. Está em todos os postais, nas brochuras turísticas das agências de viagens, nas revistas da especialidade - e está aqui à minha frente, todos os dias.


1 comentário:

Clara Amorim disse...

Lindo de lindo.......!!!!!