06/06/2014

MAU FEITIO ;)

Hoje à tarde fui comprar os bilhetes de metro para as pessoas que vão chegar este fim-de-semana, para a viagem do Transiberiano. Como falo pouco mais que duas ou três palavras de russo, escrevi em números grandes no telefone:

6 x 11

Tendo em conta que há bilhetes de 5, 11 ou 20 viagens, pareceu-me fácil de perceber: quero seis bilhetes de onze viagens.

Já tinha comprado outros seis desta forma, sem qualquer problema.

Mas a senhora ficou a olhar para mim com cara de elefante, que é como quem diz "de trombas", disparatou qualquer coisa em russo e pôs-se a contar moedas. Eu respirei fundo e sorri, tentei explicar que "são seis bilhet..." e gnbmsadiheqrhuef, ok ok, vou-me já embora.

Passei para o balcão ao lado, ensaiei o melhor sorriso e repeti a brincadeira. O que fui eu fazer. Só faltava gritar. Começou a mandar-me aqui e ali em russo, a chamar-me nomes e à minha família, e eu como não estava para ouvir aquilo virei-lhe as costas e fui-me embora.

Inacreditável, este mau feitio dos russos.

Mas há que admitir que, de uma forma meio estranha que nem eu sei bem explicar, até tinha saudades destas trombas. Nos dois primeiros dias deste regresso a Moscovo, praticamente só levei com sorrisos. Isto é coisa que se faça! Cheguei a duvidar se estava no país certo. E quem sabe se este maldito jetlag, que tanto tempo está a demorar a passar... se calhar é isso, é algum tipo de desorientação motivada por estes sorrisos todos, pelas palavras simpáticas, quando era suposto levar com grunhidos e encolher-de-ombros.

;)

Mudam-se os tempos, hem?

Já agora: consegui os bilhetes pouco depois, com uma senhora muito simpática que até me disse "sankiu" entre risinhos tímidos.

1 comentário: