09/07/2014

BOM DIA, DESTINO

O click de hoje é um testemunho da forma como a superstição está presente no dia-a-dia da Ásia em geral; e dos chineses em particular.

Hong Kong não é excepção. Desenganem-se aqueles que ainda estão de boca aberta com a arquitectura e os gadgets, o botox e os carrões, as modas e as marcas. Sim: esta cidade tem pinta. Bons restaurantes, gente bem vestida, lojas gigantes de marcas caras. Mas da mesma forma que os arranha-céus aqui são feitos com ajuda dos andaimes de bambu - também as pessoas têm o seu lado mais terra-a-terra, as suas tradições, antiguidade e superstições.

Acima de tudo: superstições.

Estas senhoras sentadas em bancos de plástico, por exemplo. Debaixo de um viaduto onde passam autocarros de dois andares movidos a electricidade, com avisos electrónicos em duas línguas, pagamento automático, etc... a meio de uma avenida com o metro quadrado mais caro do mundo... e aqui estão elas, disponíveis para dizer a quem passa o que lhes reserva o futuro. E não são poucos, os que aqui vêm consultar os seus serviços.




Sem comentários: