12/07/2014

SAI UM KRALAN QUENTINHO!

Como se não bastasse o mangostão e o rambutan, agora deu-me para comer kralan todos os dias.

E o que é kralan, pergunta o ávido leitor?

Kralan é um petisco tradicional khmer (ou seja: do Cambodja), feito de arroz, coco e feijões pretos... todos muito aconchegadinhos dentro de uma cana de bambu. Tem adaptações na Tailândia, Malásia e Laos, entre outros países - mas dizem os entendidos que o melhor é mesmo o do Cambodja. Eu cá não sei, nunca tinha experimentado até esta semana. Tanto tempo desperdiçado, hem?

Ou seja: ando a ver se recupero todos os kralans que desperdicei, ao longo dos últimos anos ;)

Mas vamos ao que interessa: algumas imagens, como se faz... e como se come.

Em primeiro lugar, é preciso encontrar uma senhora sentada à beira da estrada, a cortar canas de bambu no formato tradicional. Ok, também pode ser só uma senhora a vender o kralan já feito... mas se conseguirem encontrar quem o esteja a fazer, melhor ainda.


Depois de cortar o bambu, a senhora enche-os com a mistura de ingredientes que já mencionei uns parágrafos acima, faz uma espécie de rolha com folhas e tapa tudo muito bem tapadinho.

Vai ao fogo, então. Diz que antigamente se fazia debaixo do chão, numa espécie de forno - mas demora muito tempo, e hoje em dia essa técnica quase desapareceu e deu lugar a uma simples fogueira.

Vai ao fogo, portanto. Devagarinho, com calma e muita paciência, até ao bambu ficar ligeiramente queimado.

Claro que o cliente não tem de esperar por este processo. Basta comprar um dos kralans já prontos... ou dois, ou três, ou os que quiser. Normalmente custam mil riels - mais ou menos vinte cêntimos! - mas em Siem Riep já vi à venda pelo dobro, e até mais.



E depois, para comer, basta tirar a "rolha" e abrir o bambu como se fosse uma banana muito dura. Depois é tirar o arroz, que vem todo pegajoso... mas delicioso :)

1 comentário:

Clara Amorim disse...

Se tu dizes que é bom...! Vamos lá provar! ;9