03/10/2014

QUATRO E MEIA

Lembram-se daquele anúncio a um refrigerante-cujo-nome-não-deve-ser-pronunciado-porque-ninguém-me-paga-para-fazer-publicidade-mas-é-a-coca-cola-light, em que umas senhoras num escritório começavam a entrar em histerismo porque eram quase quatro e meia, a hora em que um rapaz da construção civil tirava a t-shirt para beber uma garrafa inteira da tal bebida?

Aqui em Kuala Lumpur há uma situação que tem algumas semelhanças. Todos os dias, às quatro e meia da tarde, cai uma carga de água bíblica, o céu desaba disfarçado de gotas de chuva e as pessoas fogem a abrigar-se, aproveitam para fumar um cigarro (com cheiro a cravinho), para meter conversa com a pessoa do lado, para pensar na vida, discuti-la, duvidar e confirmar.

E eu à espera. Que a chuva passe. Que a chuva pare. Que o passaporte...

Ah: o passaporte!


Fui à agência Ever Fine mas afinal não estava tudo fino. Yangon, we have a problem.

Este fim-de-semana é de férias na Malásia, porque segunda-feira celebra-se o Hari Raya Raji, o dia de celebração do Hajj (a peregrinação a Meca). Neste dia comemora-se a devoção de Ibraim a Alá, pois estava disposto a sacrificar o próprio filho Ismael, mas no último momento Alá revelou-lhe que tudo não passava de um teste - e que ele devia matar uma ovelha, não o filho. Desde então, o Hari Raya Haji é conhecido pela "Festa do Sacrifício", coincide com o final da peregrinação de milhões de peregrinos a Meca, e qualquer muçulmano que tenha posses tem o dever de mandar matar uma ovelha, uma cabra ou uma vaca, e distribuir a carne pelos amigos, vizinhos e os mais pobres.

Enfim: e o que tem o feriado a ver com o meu passaporte, mais a chuva às quatro e meia da tarde?

Pois parece que também eu vou ter de sacrificar alguma coisa - neste, caso, o fim-de-semana. Porque com o volume de trabalho e sei-lá-mais-o-quê-mas-nem-me-interessa, o visto não foi emitido hoje e agora mete-se sábado, domingo, segunda... só tenho o passaporte na terça-feira. Garantem-me. Antes das quatro e meia.

Ou seja: tenho uns dias para "queimar" - e nem que a vaca tussa eu vou ficar aqui na cidade a ver a chuva a cair às quatro e meia da tarde. Já fui tratar do assunto: sigo hoje à noite num autocarro para Kuala Bhesut, perto de Kota Bharu. Vou para as ilhas Perhentian :)

Se tiver net, conversamos. Se não tiver... até terça!

1 comentário:

Clara Amorim disse...

Bem, já vi que nas Ilhas Perhentian não há net...! Oooooooooooooh! ;)