05/11/2014

SABIA QUE... #31

... há em Mandalay uma estátua de Buda que tem tanto ouro aplicado, mas tanto!, que o corpo está completamente "deformado".

Chama-se Mahamuni e é um dos três principais lugares de peregrinação do Myanmar, a par do Shwedagon Pagoda (em Yangon) e da Rocha Dourada.

Contam os antigos que só há cinco retratos fiéis à imagem real do Buda. Dois estão na Índia, dois no Paraíso - e o quinto está no Myanmar. É a estátua de Mahamuni, em Mandalay.

Segundo a lenda, o Gautama Buda visitou a cidade Arakan no ano 554AC, e enquanto meditava debaixo de uma árvore (esteve uma semana nisto), o rei Sanda Thuriya pediu que se fizesse uma estátua que pudesse mais tarde ser adorada. Depois de terminada a obra, o Buda ficou impressionado com a parecença e respirou o seu "espírito" sobre ela, "santificando-a".

Com quase quatro metros de altura, a estátua é venerada há séculos. E como se pratica na Birmânia a tradição de aplicar ouro no corpo do Buda, hoje em dia são mais de seis toneladas de ouro (!) a cobrir o Mahamuni - ou seja, a estátua está deformada ao ponto de quase não se distinguirem os dedos das mãos, por exemplo.


Só o rosto do Mahamuni continua sereno e limpo, no meio de tanto ouro e jóias. Todos os dias, às quatro da manhã, um monge lava-o com lenços oferecidos pelos fiéis. Vale a pena ver.

1 comentário:

Clara Amorim disse...

Obrigada por mais esta interessantísima curiosidade!