02/03/2015

BUDAS, PANORAMIC STYLE

Voltemos por momentos ao Myanmar, de onde regressei há menos de uma semana.

Um dos lugares que mais me surpreeendeu nesta última volta foi Monywa - ou, para ser mais exacto, os arredores de Monywa. Descobri, a pouco mais de vinte e cinco quilómetros da cidade, uma colina chamada Pho Win Taung, onde há mais de seiscentos anos foram escavadas nas rochas centenas de pequenas grutas (novecentas, para ser mais exacto), e dentro destas foram colocadas milhares de estátuas de budas, de vários tamanhos e feitios, posições e materiais. Algumas destas grutas continuam a surpreender com as suas paredes e tectos pintados com frescos, outras desiludem com os rabiscos de turistas mal-educados. Há de tudo. Há uma representação do Monte Meru na fachada de uma das grutas, há elefantes de pedra a guardar templos, muitos macacos para dar mais emoção, o som do gongo a ser tocado, monges a meditar, alguns templos novos com os neons à volta da cabeça do Buda, lojas de souvenirs, barraquinhas de bebidas e o colorido habitual deste tipo de lugares.

Ainda não contabilizei quantas, mas devo ter feito aqui mais de mil fotos.

Budas, budas e mais budas. Que lugar incrível - e com tão poucos turistas, além dos locais, a fazer justiça ao significado do seu nome, que traduzido para português quer dizer qualquer coisa como "Montanha da Meditação Solitária".

Para quem conhece a Índia, posso fazer aqui uma comparação que é capaz de ajudar a entender melhor o que é este lugar: é uma espécie de Ajanta com tiques de Ellora, as famosas grutas budistas perto de Aurangabad, no Maharashtra. Mas em dimensões bem menores, claro. Muito, muito bonito.

Além das muitas fotografias que tirei com a máquina, dei por mim a fazer algumas panorâmicas com o telefone - e é por esta abordagem que começo por partilhar convosco este lugar. Espero que gostem:











1 comentário:

Clara Amorim disse...

Inigualáveis!!! :)