09/04/2015

10 BUDAS A NÃO PERDER NO MYANMAR

Sem fugir ao tema do dia, aproveito para fazer um "apanhado" daquelas que considero as dez estátuas de Buda mais icónicas do Myanmar.

Obviamente que é uma selecção pessoal. Ou seja: somewhere-out-there deve haver outro Buda especial, uma estátua que ainda não conheço - e que, se conhecesse, talvez figurasse nesta lista. Ou então, algumas pessoas que já visitaram a Birmânia podem considerar que este-ou-aquele Buda também devia estar aqui nesta lista. São escolhas. E esta é a minha:

1.
O BUDA ASSEADINHO
Mahamuni Buddha Image, Mandalay


É a Nossa Senhora de Fátima do Myanmar. O Buda mais importante, mais venerado, mais visitado. Conta a lenda que a estátua foi esculpida frente-a-frente com o próprio Siddharta, quando este visitou Dhanyawadi, a capital do reino de Arakan, em 554BC. Dizem, por isso, que esta é uma das cinco estátuas que mostram as verdadeiras feições do Buda. As outras estão na Índia (duas) e no Paraíso (duas).

A posição da estátua é a Bhumisparsa Mudra, ou seja, sentado com a mão esquerda no colo, com a palma virada para cima, em meditação; e a direita pousada no joelho, com a palma para baixo. Simboliza a vitória sobre o demónio Mara, no momento em que o Buda convoca a Deusa da Terra para fazer um "balanço" do seu karma. Como é que ainda não contei esta história aqui...

A seu tempo.

Voltando à estátua: é de bronze e pesa seis toneladas e meia. Tem 3,83m de altura, uma largura de ombros de 1,84m e está coberta com 15cm de ouro, diamantes, rubis e safiras, tudo acrescentado ao longo do tempo pelos peregrinos - o que a tornou completamente disforme. Só a cara continua impecável, porque todos os dias às 4 da manhã vem um monge lavar a cara ao Buda, escova-lhe os dentes, aplica água de colónia. É uma cerimónia bem interessante, para quem não se importar de sair da cama tão cedo.

2.
O BUDA QUE APONTA
Shweyattaw Buddha, Mandalay

Esta estátua é única no mundo. O Buda, em pé, aponta para Sul com o braço estendido e o indicador bem esticado. Fica mais-ou-menos a dois terços dos 1729 degraus da Colina da Mandalay, muito famosa pela vista que tem sobre a cidade, principalmente ao pôr-do-sol.

Dizem que na sua visita a Dhanyawadi, o Buda parou neste lugar e apontou para a direcção onde fica, hoje em dia, Mandalay. E prefetizou a construção de uma grande cidade no ano de 2400 da Era Budista.

3.
O BUDA DESCONFORTÁVEL
Manuha Paya, Bagan

Há muito, muito tempo, o rei de Thaton foi aprisionado algures ao pé de onde hoje fica Bagan. O monarca chamava-se Manuha, o ano era o de 1059, mais precisamente.

Vá-se lá saber porquê, este rei foi autorizado a (mandar) construir um templo em frente ao lugar onde estava cativo. E para representar o desconforto físico e a tensão psicológica em que se encontrava, o rei encomendou quatro estátuas de Buda (três sentados e uma deitado) que eram quase tão grandes quanto a sala onde estão "guardados".

O efeito é impressionante. Diria até claustrofóbico. As estátuas são gigantes e as salas parecem realmente pequenas. Nenhum deles sorri. mentira: o que está deitado, e que tem a cabeça virada para Norte (o que simboliza o momento em que este morre... ou seja, atinge o Nirvana) tem um sorriso. Porquê? Porque só a morte poderá libertar o rei do sofrimento da sua clausura.

4.
OS BUDAS GÉMEOS
Dhammayangyi Paya, Bagan

Estes dois Budas estão representados no maior dos templos do Vale de Bagan. O Dhammayangyi Paya foi mandado construir pelo rei Narathu, em 1168 - um rei que ficou conhecido por ter chegado ao trono ao assassinar o próprio pai e o irmão mais velho. Dizem que mandou construir o maior templo de Bagan para se redimir dos seus pecados, e que estes dois Budas, invulgarmente representados lado a lado, no mesmo altar, são uma homenagem ao pai e ao irmão.

(Outras teorias dizem que são as representações de Gautama e Maitreya, os Budas do Futuro.)

O rei Narathu foi assassinado por indianos, dentro do templo, ainda durante a sua construção. Parece que eram familiares de uma das suas esposas... que ele, por acaso, tinha matado. Mas isso são outras histórias. Mas há quem garanta que o Dhammayangyi está assombrado. E por isso nenhum rei quis terminar a construção deste edifício.

5.
O SEGUNDO BUDA MAIS ALTO
Laykyun Sakkya, Monywa

Há quem defenda que é o maior Buda de todos - mas, oficialmente, é apenas a segunda estátua mais alta do Mundo. Tem 129m de altura divididos por trinta e um andares que representam os trinta e um planos de existência. Começou a ser construído em 1995 e só foi oficialmente inagurado em 2008. Ou seja: bastante recente. Descobri-o em fevereiro, é impressionante.

O Laykyun Sakkya está rodeado de milhares de estátuas em várias posições e feitios, numa espécie de Buddha Park chamado Maha Boddhi Ta Taung - projecto de um monge chamado U Narãda.

6.
O MAIOR BUDA DO MUNDO
Win Sein Taw Ya, Mawlamyine

Antes demais, deixem-me corrigir o título: este é o maior Buda deitado do mundo.

Assim-sim.

O Win Sein Taw Ya está situado a cerca de vinte quilómetros de Mawlamyine, no sul do país, e foi a minha descoberta mais recente, nesta lista que vos apresento hoje.

Tem 180m de comprimento (!), trinta metros de altura e apesar de não ter ainda conseguido perceber em que ano foi construído, é claramente bastante recente. Mesmo em frente estão a construir outro Buda, ainda só está parte da cara à vista, mas dá-me a sensação que vai ser ainda maior que este.

7.
O BUDA DE ÓCULOS
Shwe Myet Man Paya, Pyay

Este Buda com ares de Jonh Lennon encontra-se num templo situado numa vila chamada Shwedaung, a menos de 20km de Pyay. A tradução literal do nome significa "A imagem com os óculos dourados"... e, adivinhem, dizem que cura a miopia. Bem... pelo menos cura maleitas relativas aos olhos.

A mim não fez grande efeito, no máximo baixei uma dioptria, mas também não rezei muito quando lá estive. Fiz um donativo simples, mas nada de especial. Se calhar devia ter-me esforçado mais.

Os óculos originais foram oferecidos por um nobre há muito, muito tempo - e foram roubados, entretanto. Aqueles que decoram a imagem hoje são uma oferta da população local, que se juntou na tarefa de substituir os que desapareceram. Existe no templo um terceiro par, oferecido por um oficial inglês, nos tempos das colónias.

A tarefa de limpar os óculos dura uma noite inteira, e são precisos nove monges para completá-la.

8.
OS CINCO BUDAS DISFORMES
Hpaung Daw Oo Paya, Lago Inle

Não parecem, mas são.

São cinco estátuas de Buda cobertas com tanta folha de ouro, que já não se consegue perceber a sua forma original.

Conta-se que foram trazidas para o Phaung Daw Oo Paya - o templo onde estão expostas, numa ilhota bem no centro do Lago Inle, no coração do estado Shan - pelo rei Alaungsithu, no séc. XII. Este rei ficou conhecido pela sua generosidade, bem como pelo facto de ser um viajante e estratega.

Hoje é possível ver no templo fotografias antigas que mostram as estátuas como eram antes. São relativamente pequenos, estes cinco Budas, especialmente se os compararmos com o outros que figuram neste Top 10: medem entre vinte e quarenta centímetros, apenas.

Todos os anos as estátuas são levadas em procissão pelo Lago, entre Setembro e Outubro, num barco espectacular em forma de Hintha, uma figura mítica que parece um pato. "Dormem" uma noite em cada mosteiro à volta do lago, e regressam a "casa" ao fim de dezoito dias.

 

9.
O BUDA COM OLHOS VERDADEIROS
Shwedagon Paya, Yangon

Não encontro muita informação sobre este Buda, mas os guias do Shwedagon Pagoda garantem-me que os seus olhos são verdadeiros. Reparem lá com cuidado... são ou não são?

10.
UM BUDA DENTRO DE OUTRO BUDA
Algures em Bagan

Este é o meu Buda "secreto". 

Descobri-o há pouco mais de uma semana e fica algures no vale de Bagan, escondido num templo que muito pouca gente conhece. É uma imagem única, nunca vi nada assim, um Buda dentro de outro Buda. Realmente original.

Sem comentários: