21/06/2015

37.000... A FAZER YOGA?!

Hoje comemora-se na Índia e em mais oitenta países - incluindo a maioria daqueles em que levo grupos da Nomad - o Dia do Pai. No Hemisfério Norte, celebra-se o solstício que marca o arranque do Verão. É o dia mais longo do ano. Em França e mais umas dezenas de países, faz-se a Fête de la Musique. E nos Estados Unidos é o Go Skateboarding Day.

No entanto, a efeméride que está a marcar a agenda internacional, e que é celebrada pela primeira vez na História, é o Dia Internacional do Yoga.

Em Dezembro do ano passado, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o dia 21 de Junho como o Dia Internacional do Yoga, em resposta à sugestão dada pelo Primeiro Ministro da Índia, Narendra Modi. E hoje, um bocadinho por todo o Mundo, desenrolam-se tapetes e respira-se fundo, estica-aqui e dobra-ali... enfim, confesso que não faço yoga. Já tentei há uns anos, mas sou muito preguiçoso. No entanto, acho que é uma iniciativa louvável, se funcionar como divulgação e incentivo para outros começarem a praticar. Quem sabe eu próprio.

As comemorações oficiais estenderam-se por todo o Mundo, com tapetes e praticantes debaixo da Torre Eiffel e num estádio de futebol em Moscovo, nas ruas de Seoul e nos jardins de Bangkok, e até em Buenos Aires. Cento e setenta e sete países, ao todo, a celebrar o Yoga. Nada mau, tendo em conta que há mais ou menos duzentos, no planeta. Mas o centro nevrálgico de todo este aparato foi, como é natural, na Índia. O berço do Yoga.

Em todas as cidades do país, milhares de pessoas formaram grupos, esta manhã - e em Delhi, o Primeiro Ministro juntou-se a uma multidão de trinta e sete mil pessoas (isso mesmo!) para, durante trinta e cinco minutos, seguirem à risca os exercícios e pranayams.

Ficam algumas fotos (que "saquei" na net) deste evento que entrou directamente para o Guinness:

Fonte: oneindia.com
Fonte: indianexpress.com
Fonte: ibnlive.com
Fonte: ibnlive.com

1 comentário:

Clara Amorim disse...

Absolutely amazing pictures!!!