18/01/2016

CINCO DIAS DE VERÃO

Continuando a série de posts dedicados aos quinze dias mais memoráveis do "meu" 2015, passamos então ao Verão. Terminada a viagem de três meses pela Índia, voltei a Portugal e matei saudades durante dois deliciosos meses. Em Setembro voltei à Turquia, onde viajei com um grupo da Nomad durante quinze dias, e depois fui para uma pequena vila turca plantada à beira do mar Egeu, com vista para a Grécia e para os botes dos refugiados sírios que, diariamente, tentavam atravessar para o outro lado. Foi aqui que celebrei o meu aniversário, antes de seguir viagem para o Sudeste Asiático, onde por norma passo os Invernos.

15 DIAS DO ANO 15

(08) ONZE DE JULHO

No regresso a Portugal (depois da viagem de vespa na Índia) aproveitei para visitar alguns amigos pelo caminho. A primeira paragem foi no Dubai, onde estava "a minha família indiana", com quem não estava há mais de um ano. O reencontro foi um acontecimento natural, passados poucos minutos e era como se estivéssemos juntos todos os dias.

Além do calor insuportável, por esta altura cumpria-se o Ramadão, pelo que passámos grande parte do tempo em casa ou em centros comerciais. Em casa não tinhamos quaisquer restrições, pois os meus amigos são católicos (de famílias goesas); mas quando saíamos tínhamos sempre de ter mais atenção. E, claro está, aproveitámos para ir a um iftar num hotel de cinco estrelas, onde as pessoas se juntam para grandes jantaradas. Enfim: muito jejum, muito jejum... mas depois é um festim a noite toda. ;)

Alugámos um barco e passeámos pelos canais do Dubai, à noite; revisitámos alguns lugares que tinha visto da primeira vez, há três anos; e fomos até dizer olá a alguns amigos de outras paragens. Foi um dia Em Cheio, este passado com o Abbey, a Zilma, o Aaron e mais alguns amigos. A repetir, como de costume - mas, muito sinceramente, de preferência na Índia.





(09) VINTE E CINCO DE JULHO

Uma vez em Portugal, comecei a ronda de visitas e jantaradas para matar saudades dos amigos e família. E pouco depois de ter chegado, combinámos (eu e o gang) passar um fim-de-semana no Algarve - antes que chegassem as multidões.

Que boa ideia!

Num dos dias alugámos um barquinho em Faro e fomos passear por ilhas desertas e praias paradisíacas, mais parecia que estávamos algures na Tailândia. Ao jantar houve churrasco e muitos petiscos, um programa bem Português e que merece, sem dúvida, figurar nesta selecção de Quinze.

Algumas semanas depois haveríamos de nos juntar todos outra vez para uma semana em São Teotónio, no Alentejo - e, fosse esta selecção um bocadinho mais alargada, e cada dia aí passado estaria aqui "escarrapachado". ;)




(10) QUINZE DE AGOSTO

Em Agosto fiz a minha peregrinação anual à Serra da Estrela, que começa a tornar-se um (bom) hábito. Que descanso: o lugar, os sorrisos, a comida, as conversas. Os banhos no rio, os passeios pela aldeia, o dolce fare niente... e, para mim um dos pontos altos destas minhas idas à Barriosa... o Festival das Sopas de Vasco Esteves de Cima. Ou será que é Vasco Esteves de Baixo? Faço sempre confusão. Mas acho que é Vasco Esteves de Cima.




(11) VINTE E DOIS DE AGOSTO

O Verão a chegar ao fim e a minha mãe a celebrar sessenta Primaveras. E, como de costume, fresca que nem uma trintona. ;)

Foi um dia especial, com família e muitos amigos reunidos, algumas caras que não via há demasiado tempo.

E, claro está, uma boa desculpa para retribuir os mimos que recebo o resto do ano. ;)




(12) VINTE E QUATRO DE SETEMBRO

O Verão acabou com a celebração de outro aniversário: o meu. E se em 2014 passei esta data a nadar no Mar Vermelho, no Egipto - este ano mudei de ares e fi-lo no Mar Egeu, na Turquia.

Na pequena localidade de Assos, rodeada de ruínas gregas e com vista sobre a ilha de Lesbos, passei uma semana com a minha amiga Bahar, retemperando energias para a época de viagens no Sudeste Asiático, que haveria de começar em Outubro.


2 comentários:

Lv disse...

Um rico verão, obrigada meu querido

Clara Amorim disse...

Que maravilha de Verão! :)